Katheli Mayumi Hino do Nascimento, conhecida como Katchi Nascimento, nasceu em 13 de agosto de 1979, em Assis Chateaubriand. Casada com Marcos Jardim do Nascimento, é mãe de Lucas, Ricardo e Arthur. Mora no Jardim Porto Alegre há mais de duas décadas e construiu sua trajetória profissional principalmente na área da saúde.
Aos 17 anos, viveu no Japão, onde trabalhou durante seis anos em uma fábrica de eletrônicos. Ao retornar ao Brasil, passou pelo comércio, trabalhou como instrutora de trânsito e, posteriormente, formou-se Técnica de Enfermagem pelo Colégio Estadual Dario Vellozo.
Atuou em diferentes unidades e instituições de saúde da região, incluindo a UBS do Jardim Porto Alegre, APA Lar dos Idosos, CISCOPAR, Mini Hospital Dr. Jorge Nunes, UPA Jardim Concórdia, 20ª Regional de Saúde e Central de Especialidades. Servidora pública estadual, também exerceu a função de diretora da Central de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo entre 2021 e 2024.
Além da atuação profissional, presidiu por três mandatos a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Arsênio Heiss. Assim como muitos profissionais da saúde, construiu sua carreira lidando diariamente com filas, atendimentos, encaminhamentos e dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema público.
A Trajetória Política
Filiada ao MDB, iniciou sua trajetória eleitoral em 2020. Na primeira disputa para vereadora, recebeu 411 votos e ficou como primeira suplente da legenda. Também presidiu o MDB Mulher Toledo e se tornou a primeira mulher a comandar o diretório municipal do partido.
Em 2024, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal durante 30 dias, ainda na 17ª Legislatura. No mesmo ano disputou novamente a eleição e foi eleita vereadora com 839 votos para a legislatura 2025-2028.
Atualmente preside a Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos, atua como secretária da Comissão de Seguridade Social e Cidadania e integra a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Atuação Atual
Nos primeiros seis meses de mandato, da 18ª Legislatura, apresentou 58 indicações e 10 requerimentos, além de ter três projetos aprovados e transformados em lei. Entre eles está a Lei nº 2.923/2025, que garante acompanhante profissional para idosos institucionalizados durante atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.
Na prática, a medida busca oferecer mais segurança e apoio para idosos que dependem de acompanhamento durante consultas e procedimentos. Também é autora da Lei nº 2.926/2025, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária.
Outra proposta aprovada foi a Lei nº 2.887/2025, que declarou o Bicicross Clube de Toledo como entidade de utilidade pública. Ainda em sua passagem anterior pelo Legislativo, foi autora da Lei nº 2.784/2024, que criou a Semana Municipal de Prevenção da Asfixia Mecânica.
Além da produção legislativa, protocolou 102 demandas apresentadas pela população, abriu 27 manifestações formais de ouvidoria e encaminhou 27 ofícios aos órgãos públicos.
Mantém atuação voltada principalmente para saúde, inclusão social e melhorias para o Jardim Porto Alegre. Entre as pautas defendidas estão a redução das filas na Central de Especialidades, a ampliação de atendimentos especializados e a adaptação de parques infantis para crianças com deficiência.
É autora do Projeto de Lei nº 029/2026, que institui o Março Amarelo de conscientização sobre a endometriose. Também apresentou o Requerimento nº 039/2026, solicitando informações sobre as filas da Central de Especialidades. Na articulação de recursos, participou da viabilização de quase R$ 1 milhão para investimentos na saúde municipal, incluindo equipamentos hospitalares e veículos destinados às unidades de saúde.
Opinião: Katchi Nascimento chegou à Câmara carregando uma experiência que poucos vereadores possuem: anos de atuação na linha de frente e na gestão da saúde pública. O crescimento de 411 para 839 votos mostra que transformou esse conhecimento técnico em capital político. Mas seu mandato não se limita à saúde. A defesa da inclusão das pessoas com deficiência e dos neuroatípicos tem aparecido de forma constante em suas propostas e fiscalizações. O desafio agora é transformar essa pauta em resultados concretos, reduzindo filas, ampliando atendimentos especializados e garantindo que a acessibilidade saia dos discursos e chegue aos espaços públicos da cidade.