Um homem de 38 anos foi preso pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de terça-feira, 23 de junho, ao ser flagrado conduzindo uma caminhonete com sinais identificadores adulterados. A abordagem ocorreu por volta das 21h55 no quilômetro correspondente da BR-272, no município de Terra Roxa.
Os policiais interceptaram o veículo, uma Toyota Hilux de cor preta, que circulava ostentando placas de Belém (PA). Durante a entrevista inicial e a fiscalização de rotina, o motorista — que reside em Santos (SP) — informou aos agentes federais que havia recebido o utilitário na cidade de Mongaguá (SP) e que tinha como destino final o município de Guaíra (PR).
Adulteração e restrição
Ao aprofundarem a vistoria técnica e realizarem uma verificação minuciosa nos elementos de identificação do chassi e do motor, os policiais rodoviários federais constataram a fraude. Os dados reais apontaram que a caminhonete pertencia originalmente a um veículo emplacado em Praia Grande (SP). Para além da adulteração dos sinais, os policiais identificaram no sistema uma restrição judicial ativa cadastrada junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Diante do flagrante, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O homem, juntamente com a caminhonete apreendida, foi encaminhado e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Terra Roxa para a formalização dos procedimentos legais cabíveis. O caso seguirá sob investigação policial para apurar a procedência ilícita do automóvel e a extensão do esquema de clonagem.